Realização do workshop – “Métodos e Técnicas de Estudo: Como ajudar os nossos filhos/educandos a estudar ?”

A ANVPC – Associação Nacional dos Professores Contratados, arrancou, no inicio de fevereiro de 2017, com ações de formação (com carácter de workshop), destinadas a Pais e Encarregados de Educação de vários Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas da Educação Pública. Estas formações, de pendor iminentemente prático, perspetivam dotar este público-alvo de algumas ferramentas essenciais (nas mais variadas áreas) para um correto acompanhamento aos seus educandos.

Ontem, neste âmbito, decorreu o workshop “Métodos e Técnicas de Estudo: Como ajudar os nossos filhos/educandos a estudar ?” (conduzido pela Psicóloga Educacional, Mestre Marisa Coelho), realizado na Escola Básica n.º 2 de Paços de Ferreira (Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira), que potenciou um aceso debate não só em torno de matérias referentes à temática em causa, mas também relativamente a várias questões e preocupações dos Pais e Encarregados de Educação concernentes ao sistema público de educação. Este evento contou ainda com uma intervenção do dirigente da ANVPC, César Israel Paulo, ao qual foi também entregue o papel de moderação do debate. 

Recorde-se que um dos objetivos da ação desta organização passa por promover a realização de momentos de debate e de reflexão que contribuam para o aumento da qualidade da Educação Pública, estimulando o intercâmbio de ideias e de experiências entre todos os intervenientes educativos. Nessa medida, a ANVPC considera que para que este aumento da qualidade (e mesmo de eficácia) do sistema educativo português ocorra, existe, entre outras condições, a necessidade de que várias tarefas educativas possam ser distribuídas entre os Professores e os Pais e Encarregados de Educação. Com um trabalho conjunto, mais próximo, entre estes dois elos essenciais na formação das nossas crianças e jovens, serão mais eficazmente atingidos os objetivos e metas essenciais da Educação.

Tendo em conta todas as responsabilidades que hoje estão depositadas na Escola, e, mais concretamente, nos Professores, a formação dos Pais e Encarregados de Educação potenciará uma libertação dos docentes de algumas das tarefas que hoje lhe são conferidas (e que, muitas das vezes, não cabem diretamente nas suas funções essenciais, plasmadas no Estatuto da Carreira Docente). Nessa medida, esta organização continuará a desenvolver um trabalho rigoroso no sentido de proporcionar a construção e sedimentação de competências em todos elementos da Comunidade Educativa, para que, conjuntamente com os Professores, possam realizar um trabalho cirúrgico e intensivo de colaboração na formação transversal das nossas crianças e jovens.

[Este workshop contou com os seguintes apoios – Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira; Associações de Pais do Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira; Páginas de Filosofia; 1000 Folhas; Corpo e Mente.]