REUNIÃO da ANVPC com a CNIPE

A ANVPC e a CNIPE – Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação., realizaram, em 29 novembro de 2018, uma reunião de trabalho. Foram apresentados vários projetos, nomeadamente a Plataforma RELEVO – Comunidade Nacional de Boas Práticas Educativas.

Por forma a alargar o âmbito de divulgação desta matéria e operacionalizar os contactos com os associados da CNIPE, será elaborado um documento síntese com a descrição do projeto RELEVO, de modo à CNIPE o poder distribuir pelas Federações e pelos elementos de pais e EE que compõem os Conselhos Gerais.
O processo de levantamento de informação dos pais e Encarregados de Educação que compõem os Conselhos Gerais poderá ser possível realizar pela CNIPE, até ao final do 2.º período. Foi analisada o interesse de desenvolver a nível de escola a participação dos pais e EE em sessões sobre boas práticas educativas, através de ações pontuais com elementos da CNIPE. A distribuição de informação/projeto poderá ser planeada para ser operacionalizada no plenário dos associados da CNIPE, a realizar no 1.º trimestre de 2019 em Leiria e/ou no final de cada período letivo ou na época das matrículas escolares.

Vai ainda ser recolhida e analisada informação sobre as CIM’s – Comunidades Intermunicipais, com projetos para o combate ao insucesso escolar, que dispõem de fundos comunitários para o apoio a esta área.

O presidente da CNIPE referiu que a aplicação de um questionário aos pais e Encarregados de Educação sobre Boas Práticas Educativas pode ser operacionalizado, através do envio da ligação do formulário para a CNIPE, que se encarregará pela distribuição pelas federações e estas pelas associações de pais e EE.

Foi considerado muito importante o desenvolvimento de ações conjuntas e a promoção de contactos regulares entre estas organizações em prol do reconhecimento do mérito e das boas práticas educativas, do desenvolvimento de relações de respeito e reconhecimento mútuo entre todos os atores do palco educativo, valorização, dignificação e prestígio da profissão docente e do desenvolvimento pessoal e social dos alunos.