As nossas FELICITAÇÕES e o MUITO OBRIGADO a todos os Professores portugueses!

No dia 5 de outubro de 2020, comemora-se mais um Dia Mundial do Professor.

A ANVPC – Associação Nacional dos Professores Contratados, felicita e agradece a todos os professores pelo trabalho que têm desenvolvido nas escolas públicas portuguesas. Desde março deste ano, o trabalho empenhado, dedicado e resiliente, foi realizado ainda num contexto mais adverso devido à COVID 19, que colocou novos desafios e à necessidade de readaptação a um “novo normal” dos professores. Todavia, existem problemas que necessitam de ser resolvidos: o envelhecimento da classe docente coloca cada vez mais, em coabitação na sala de aula, professores com mais de 60 anos, em final de carreira, com o consequente e normal desgaste físico e psicológico, com jovens e adolescentes que se encontram no auge da sua irrequietude, rebeldia e das suas capacidades físicas. É urgente repensar a distribuição das componentes letivas e não letivas dos professores nos últimos anos da sua carreira, de modo que a possam terminar de uma forma digna e honrosa. A elevada sobrecarga de trabalho administrativo e burocrático, a falta de reconhecimento e valorização da profissão docente, o aumento das situações de conflito e de indisciplina, leva a que estejam reunidas as condições que geram a todos os professores um elevado desgaste físico, emocional e psicológico. Não obstante, os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos, de acordo com as conclusões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com base nos resultados que foram divulgados na publicação “Effective Policies, Successful Schools” (Políticas Efectivas, Escolas de Sucesso). Este ano intensificou-se drasticamente um problema, que se tem vindo a acentuar nos últimos anos, o da falta de professores. Já existem grupos de recrutamento em que as listas de não colocados estão prestes a esgotar-se. Urge repensar a estrutura da carreira docente, torná-la mais atractiva, diminuindo a precariedade, criando condições que promovam maior adesão dos jovens pela profissão docente de modo a não repetir os erros cometidos no final da década de 80 e ter pessoas a lecionar sem habilitações profissionais para o efeito.

A este quadro difícil que se coloca aos professores portugueses, há a acrescentar as dificuldades por que passam os professores contratados. A elevada precariedade laboral, grandes deslocações para o local de trabalho (muitos casos de centenas de quilómetros diários), a necessidade de migração para regiões distantes para obtenção de um horário completo. É urgente, reforçar os quadros, com a criação de um novo Concurso de Vinculação Extraordinária.

Só com muito empenho, esforço, energia e dedicação aos alunos é que os professores portugueses têm conseguido responder com elevado espírito de missão aos desafios que lhes são colocados no dia-a-dia.

A ANVPC continuará a desenvolver, com a resiliência que lhe é característica, um incessante trabalho pela defesa da excelência do sistema educativo, pela valorização do trabalho e da profissão docente, pelo reconhecimento e dignificação da importância da Escola Pública para o sucesso dos nossos jovens e, consequentemente para o desenvolvimento de Portugal.

Neste dia especial, as nossas FELICITAÇÕES e o MUITO OBRIGADO a todos os Professores portugueses, e, em especial, a todos os Professores Contratados!

A direção da ANVPC

Notícias relacionadas