Parabéns Professor (a)

No dia 5 de outubro de 2021, comemora-se mais um Dia Mundial do Professor.

A ANVPC – Associação Nacional dos Professores Contratados, felicita e agradece a todos os professores que diariamente dão o melhor de si, esforçando-se abnegadamente no seu desempenho profissional para serem uma referência e um exemplo a seguir pelos seus alunos.

Dois anos de pandemia obrigaram a profundas mudanças na prática letiva e não letiva, colocando novos desafios a toda a comunidade educativa, mormente aos professores que tiveram de se (re) adaptar a um novo paradigma.

Perduram problemas que tardam em ser resolvidos e que se constituem sérios entraves à atractividade da profissão docente:

1) O envelhecimento da classe docente coloca cada vez mais, em coabitação na sala de aula, professores com mais de 60 anos, em final de carreira, com o consequente e normal desgaste físico e psicológico e jovens e adolescentes que se encontram no auge da sua irrequietude, rebeldia e das suas capacidades físicas.

É urgente repensar a distribuição das componentes letivas e não letivas dos professores nos últimos anos da sua carreira, de modo que a possam terminar de forma digna e honrosa.

2) A falta de professores é um problema que se tem acentuado nos últimos anos, constatando-se no presente ano letivo, ainda na Reserva de Recrutamento 5, a existência de grupos de recrutamento em que as listas de candidatos disponíveis se estão a esgotar. Também existem zonas pedagógicas em que há clara insuficiência de professores levando a que existam dezenas de milhares de alunos sem professores.

É urgente, reforçar os quadros, com a criação de um novo Concurso de Vinculação Extraordinária.

3) A elevada sobrecarga de trabalho administrativo e burocrático, em que proliferam as tabelas, as grelhas, os quadros, que desviam o foco dos professores da sua verdadeira missão, a preparação de aulas e o ensino.

4) O obscurantismo e falta de transparência da avaliação de desempenho docente, não valorizando e reconhecendo muitos professores que apresentam elevados índices motivacionais e participação na vida da comunidade educativa em prol do desenvolvimento pessoal e cívico dos seus alunos e que na progressão na carreira são preteridos nas quotas por aqueles que se movimentam nos “corredores da direção”.

É urgente para a transparência do processo avaliativo a publicação das listas de classificação dos avaliados, salvaguardando a privacidade dos dados em conformidade com o que é feito nas listas nacionais de graduação e de colocação de professores.

5) A falta de reconhecimento e valorização da profissão docente tem feito diminuir a atratividade da profissão, de que é reflexo a baixa procura dos cursos de formação de docentes nas últimas duas décadas, o que aliado ao número de aposentações passadas e futuras previstas, poderá originar (no futuro?) a repetição dos erros cometidos na década de 80 e ter indivíduos a leccionar sem serem portadores de habilitação profissional.

É urgente repensar a formação inicial de docentes, a elevada precariedade docente, os apoios na mobilidade para áreas geográficas com carência de professores, o reconhecimento social da profissão, criando condições que promovam maior adesão dos jovens pela profissão docente.

A este quadro difícil que se coloca aos professores portugueses, acrescem as dificuldades dos professores contratados. Nomeadamente, a elevada precariedade laboral, as grandes deslocações para o local de trabalho (muitos casos de centenas de quilómetros diários), a necessidade de migração para regiões distantes para obtenção de um horário completo, o elevado custo suportado em alojamento e deslocações para “angariarem” tempo de serviço.

Só com muito empenho, esforço, energia e dedicação aos alunos é que os professores portugueses têm conseguido responder com elevado espírito de missão aos desafios que lhes são colocados no dia-a-dia.

A ANVPC continuará a desenvolver, com a resiliência que lhe é caraterística, um incessante trabalho pela defesa da excelência do sistema educativo, pela valorização do trabalho e da profissão docente, pelo reconhecimento e dignificação da importância da Escola Pública para o sucesso dos nossos jovens e, consequentemente para o desenvolvimento de Portugal.

Neste dia especial, as nossas FELICITAÇÕES e o MUITO OBRIGADO a todos os Professores portugueses, e, em especial, a todos os Professores Contratados!

A direção da ANVPC

Notícias relacionadas