2022/2023 – Excelente Ano letivo

Inicia-se hoje mais um ano letivo!

Mais um ano repleto de desafios! Para todos os professores(as), mas em particular para os professores(as) contratados(as)!

A urgência e inadiabilidade da realização de um Concurso Extraordinário de Vinculação, para integração no quadro, que tenha como linha de orientação o cumprimento da Resolução da Assembleia da República n.º 35/2010 de 4 de maio, normativo que foi aprovado por todos os grupos parlamentares, sem votos contra, vinculando todos os docentes que à presente data já contam com 10 ou mais anos de serviço. Desta forma, seria mitigado o recurso “eterno” à contratação de professores (em horários completos ou incompletos anuais) detentores de 10, 15 e 20 ou mais anos de serviço, e consequente manutenção de uma brutal precariedade laboral de longa duração. A reformulação da carreira docente através da implementação de uma política de reformas que promova o rejuvenescimento da classe docente, o reconhecimento da profissão docente como sendo de desgaste rápido, tornar a profissão docente mais atrativa, através (entre outras) das seguintes medidas: atribuição de incentivos à colocação de professores (habitação e deslocação), em zonas pedagógicas mais carenciadas; remuneração do estágio pedagógico; na dignificação e reconhecimento do estatuto do professor de modo a tornar mais aliciante a sua carreira profissional, valorizando o conhecimento científico, a pedagogia e as novas competências requeridas para o exercício da profissão docente por via das profundas alterações sofridas pela sociedade nas últimas décadas e consequentemente pela Escola.

Estes são alguns dos desafios com que nos defrontamos e a ANVPC, consciente da sua responsabilidade como parceiro social que atua no domínio do sistema educativo, contribuindo para a promoção e salvaguarda de uma política educativa de excelência, pautará a sua ação dialogante e construtiva assente nos valores da excelência, da qualidade, do rigor, da responsabilidade, da cooperação ativa, do trabalho em equipa e da inovação.

A ANVPC deseja a todos os professores (as) e especialmente aos professores (as) contratados (as), pelo acréscimo de adversidades e constrangimentos com que se defrontam, um excelente ano letivo de 2022/2023.

A Direção