Descomplicar a lógica – Abordagens didáticas à argumentação

Designação: Descomplicar a lógica – Abordagens didáticas à argumentação

Formadores: Rui Areal; Sérgio Lagoa

Objetivos:        

  • Clarificar argumentos, elucidando a sua estrutura de forma didática.
  • Desenvolver técnicas para refutar argumentos.
  • Avaliar argumentos de forma dedutiva – Entender os critérios de avaliação dedutiva de argumentos, incluindo validade lógica e aplicação de regras formais.
  • Avaliar argumentos de forma não dedutiva – Explorar métodos de avaliação para argumentos não dedutivos, considerando força, persuasão e coerência contextual.
  • Discutir a distinção entre validade e força argumentativa.
  • Analisar a solidez e cogência dos argumentos.
  • Identificar e evitar falácias informais – Reconhecer e evitar armadilhas comuns na argumentação, como falácias lógicas informais, promovendo uma análise mais precisa e crítica.

Conteúdos:      

1: Introdução ao Curso:

Sessão síncrona (4 horas) – Apresentação do curso e dos seus objetivos; Definição de argumentação, argumento, proposição; Explanação sobre os conceitos-chave e sua importância; Estratégias de refutação de argumentos; a importância de negar corretamente as proposições.

Atividade assíncrona (3 horas) – Leitura de artigos e exploração de materiais: textos e vídeos que abordam a temática argumentativa.

2: Avaliar argumentos de forma dedutiva

Sessão síncrona (4 horas) – Argumentos dedutivamente válidos e sólidos; Verdade e forma lógica; Conectivas proposicionais e respetivas tabelas de verdade; Tabelas de verdade proposicionais: tautologias, contradições e contingências; Avaliar dedutivamente argumentos mediante inspetores de circunstâncias; Inferências válidas; Falácias da afirmação da consequente e da negação da antecedente.          

Atividade assíncrona (3 horas) – Desenvolvimento de planos de aula: Os participantes são desafiados a criar planos de aula que incorporem estratégias específicas para implementar os conceitos abordados nas sessões síncronas.

3:  Avaliar argumentos de forma não dedutiva

Sessão síncrona (4 horas) – Argumentos fortes e cogentes; Argumentos indutivos por generalização e previsão; Argumento por analogia; Argumento de autoridade; Falácias informais: generalização precipitada, amostra não representativa, falsa analogia, apelo à autoridade, petição de princípio, falso dilema, falsa relação causal, ad hominem, ad populum, apelo à ignorância, boneco de palha e derrapagem.

Atividade assíncrona (3 horas) – Construção de planos de aula e de materiais didáticos sobre os temas abordados. Trabalho individual.

4: Práticas Integradas e avaliação

Sessão síncrona (4 horas) – Conclusão da construção de planos de aula e de materiais didáticos sobre os temas abordados; Reflexão final sobre o curso: Discussão sobre as principais aprendizagens e experiências adquiridas.

Modalidade: Curso de Formação

Carga horária: 25h

Destinatários: 410

Calendarização: [A definir]

Pagamento: Associados 40€; não associados 85€

Transferência para a conta IBAN: PT50 0036 0262 99100029442 20 (Envie comprovativo para formacaoanvpc@gmail.com)