A ANVPC reuniu no passado dia 25 de outubro com o Ministério da Educação e Ciência, tendo a sua delegação sido recebida pelo Exmo. Sr. Chefe de Gabinete de Sua Excelência o Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar (Dr. Eduardo Fernandes), pelo Exmo. Sr. Diretor Geral da Administração Escolar (Dr. Mário Pereira) e pela Exma. Sra. Dra. Susana Castanheira Lopes.
Nesta reunião, para além de ter apresentado formalmente a associação e os seus desígnios centrais, a ANVPC apresentou a sua proposta de Modelo de Vinculação dos Professores Contratados, uma proposta justa e equitativa a todos os docentes de todos os grupos disciplinares, que apresenta mecanismos reais de contabilização e distribuição de vagas a abrir (por grupos de recrutamento), assim como uma proposta de criação de outros momentos de entrada de docentes contratados em quadro (vinculação dinâmica).
Foram ainda apresentados à equipa do MEC presentes alguns problemas considerados centrais para os Professores Contratados, nomeadamente no que concerne às Contratações de Escola, a aplicação do ponto 3 do Artigo 4.º do Despacho Normativo n.º 13-A/2012, assim como os problemas inerentes à utilização massiva da figura de “Técnicos Especializados” esvaziando a colocação de docentes de alguns grupos de recrutamento.
A ANVPC realça a disponibilidade da DGAE em analisar a proposta apresentada, embora lamente que a grande parte das questões técnicas colocadas por esta associação durante a reunião não tenham tido respostas reais, esperando, no entanto, que futuras reuniões entre ambas as partes, possam ser mais conclusivas face à resolução das reais necessidades dos Professores Contratados portugueses.